segunda-feira, 6 de maio de 2013

EM DEFESA DA VERSÃO GREGA (Baruc)



INTRODUÇÃO

Falaremos neste artigo sobre a obra de Baruc. Escrito inicialmente em hebraico e traduzido para o grego, este livro foi trabalhado entorno do ano 200 a.C. Trataremos aqui de expor alguns pontos que comprovam que a obra não é apócrifa e assim, concluir por sua veracidade dentro do cânon bíblico.

  • AUTENTICIDADE DA OBRA.

É nítido dizer que Baruc filho de Nérias, era uma espécie de “secretário” do profeta Jeremias, dessa forma, encontramos em Jr 36,4 o motivo pelo qual Baruc escreveu sua obra e aqui, identificamos a inspiração atribuída ao livro.


Jr 36,1-4Sucedeu, pois, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo: Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje. Porventura ouvirão os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, e eu perdoe a sua maldade e o seu pecado. Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; E ESCREVEU BARUC DA BOCA DE JEREMIAS no rolo de um livro todas as palavras do SENHOR, que ele lhe tinha falado. 

Br 1,1 – Eis o texto do livro escrito por Baruc, filho de Nérias, filho de Maasias, filho de Sedecias, filho de Sedei, filho de Helcias, em Babilônia,

  • O EVANGELHO DE MATEUS MENCIONA BARUC

No livro escrito segundo Mateus, lemos que o escritor menciona sobre um banquete que será realizado nos céus.


Mt 8,11Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus.


No livro de Baruc, lemos as mesmas informações dizendo que muitos chegarão de vários cantos para conceder a devida glória a Deus.

Br 4,37 Olha! Eis que voltam os filhos que viras partir. Chegam do oriente e do ocidente, à voz do Altíssimo, repletos da alegria que lhes dá a glória de Deus.

  • OBJEÇÃO PROTESTANTE: O LIVRO MENCIONA A ORAÇÃO AOS MORTOS

Assim diz a escritura:

Br 3,4Senhor, todo-poderoso, Deus de Israel, escutai a prece dos mortos de Israel, dos filhos daqueles que pecaram contra vós, que não atenderam à voz do Senhor, seu Deus, e por isso foram levados à desgraça.

Como já mencionamos em outros artigos, a oração pelos mortos é uma pratica antiga já vivida pelos antigos judeus e aceita desde os primórdios da Igreja. De qualquer forma, essa passagem, nada diz a respeito daqueles que morreram, mas sim, dos Israelitas que estavam “próximos” da morte. Entendemos isso ao ler a passagem do livro de Isaias. Aqui, a definição de mortos é uma figura de linguagem, não necessariamente pedidos em favor dos que dormiram.

Is 59,10Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos. 

CONCLUSÃO

Baruc é uma obra tão importante quanto qualquer livro protocanônico e isso torna-se claro ao ler os textos. Os deuterocanônicos sempre foram aceitos pela Igreja por possuírem a fé genuína daquilo que cremos e não existem objeções que impeçam de serem declarados inspirados.

Em Jesus Cristo;

Érick Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário