segunda-feira, 29 de abril de 2013

EM DEFESA DA VERSÃO GREGA (Eclesiástico)


INTRODUÇÃO

O livro do Eclesiástico, ou também chamado como “Sabedoria de Ben Sirac” é o maior livro entre os deuterocanônicos. Segundo a vulgata de São Jerônimo, é o último dos livros sapienciais. Estaremos aqui, apresentando provas de que o livro é rejeitado porque muitas pessoas simplesmente desconhecem a obra e nem imaginam do grande uso que a Igreja antiga e atual sempre fez.

A CANONICIDADE DO LIVRO

  • Jesus narra uma parábola citando os textos do livro.
Eclo 11,18-20 – Há homem que enriquece, vivendo com economia, e a única recompensa que dela usufrui é a de poder dizer: Achei o repouso, vou agora desfrutar meus haveres sozinho. E ele não considera que o tempo passa, que vem a morte, e que, ao morrer, tudo deixará para os outros.

Lc 12,16-21E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

  • Descida de Cristo no Hades é profetizada.
Eclo 24,44-45Pois a luz da ciência que eu derramo sobre todos é como a luz da manhã, e de longe eu a torno conhecida. Penetrarei em todas as profundezas da terra, visitarei todos aqueles que dormem, e alumiarei todos os que confiam no Senhor.

I Pe 3,18-20 – Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água.

  • O “Verbo de Deus”.
Eclo 1,5 – O verbo de Deus nos céus é fonte de sabedoria, seus caminhos são os mandamentos eternos.

Jo 1,1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

  • A “língua”.
Eclo 28,23-26 – Feliz aquele que está ao abrigo da língua perversa, que não passou pela cólera dela, que não atraiu sobre si o seu jugo, e que não foi atado pelas suas correntes, pois o jugo dela é um jugo de ferro, e suas correntes, correntes de bronze. A morte que ela dá é morte desastrada, e a moradia dos mortos é-lhe preferível. Ela durará, mas não sempre; ela dominará o proceder dos injustos, e os justos não serão devorados pelas suas chamas.

Tg 3.5-6Assim também a língua é um pequeno membro, e gloriar-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

  • Objeção protestante: O livro descrimina a mulher.
É normal que muitos usem algumas passagens do livro do Eclesiástico para dizer que a obra era preconceituosa em relação à mulher, porém, se olharmos outros livros “protocanônicos”, veremos que os mesmos possuíam as mesmas ideias. O fato aqui é entender a cultura de uma época distante. As menções de Eclesiástico não diferem de outras e por esse motivo, não tira sua canonicidade.

Eclo 3,17 e 23A tristeza do coração é uma chaga universal, e a maldade feminina é uma malícia consumada. Não há cólera que vença a da mulher. É melhor viver com um leão e um dragão, que morar com uma mulher maldosa.

Pr 19,13
O filho insensato é uma desgraça para o pai, e um gotejar contínuo as contendas da mulher. 

Pr 21,19
É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça. 

Pr 25,24
Melhor é morar só num canto de telhado do que com a mulher briguenta numa casa ampla. 

CONCLUSÃO


Através das passagens citadas e comparadas acima, entendemos que os eventuais e comuns argumentos daqueles que desmerecem os deuterocanônicos, não passam de mentiras. Como é possível ver, uma rápida análise dos versos, já nos mostra a verdade bíblica. 

Em Cristo;

Érick Gomes











Nenhum comentário:

Postar um comentário