segunda-feira, 29 de abril de 2013

EM DEFESA DA VERSÃO GREGA (Sabedoria)



INTRODUÇÃO

Seguindo a linha dos demais artigos, comentaremos neste texto o livro da “Sabedoria”. Escrito em grego entre os anos 150 a 50 a.C, constitui obra importante da versão dos 70. Está incluindo no cânon católico e orotodoxo. É rejeitado pelos protestantes. 

Desde o início da Igreja, este livro tem sido usado grandemente pelos Pais da Igreja, sendo obra primordial para a doutrina Cristã. Entre várias citações, encontramos a de Gregório de Nazianzo:

E como devemos preservar a verdade de que Deus penetra todas as coisas e preenche tudo, como ESTÁ ESCRITO: Não encho eu os céus e a terra? Diz o Senhor (Jeremias 23.24) e O Espírito do Senhor enche o mundo (Sabedoria 1,7), se Deus contém em parte e em parte está contido”. (1)

A CANONICIDADE DO LIVRO

  • O livro menciona que a Sabedoria é o resplendor da Luz, Cristo é a Sabedoria.
Sb 7,26É ela (sabedoria) uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade.

Hb 1,3O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.

  • Profecia da morte de Cristo.
Sb 2,13-20 – Ele se gaba de conhecer a Deus, e se chama a si mesmo filho do Senhor. Sua existência é uma censura às nossas ideias; basta sua vista para nos importunar. Sua vida, com efeito, não se parece com as outras, e os seus caminhos são muito diferentes. Ele nos tem por uma moeda de mau quilate, e afasta-se de nosso caminhos como de manchas. Julga feliz a morte do justo, e gloria-se de ter Deus por pai. Vejamos, pois, se suas palavras são verdadeiras, e experimentemos o que acontecerá quando da sua morte, porque, se o justo é filho de Deus, Deus o defenderá, e o tirará das mãos dos seus adversários. Provemo-lo por ultrajes e torturas, a fim de conhecer a sua doçura e estarmos cientes de sua paciência. Condenemo-lo a uma morte infame. Porque, conforme ele, Deus deve intervir.

Mc 14,61-65Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu. E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas? Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte. E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe punhadas, e a dizer-lhe: Profetiza. E os servidores davam-lhe bofetadas. 

  • Paulo cita uma passagem do livro para ensinar a passagem pelo “fogo”.
Sb 3,5-6 – e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. Ele os provou como ouro na fornalha, e os acolheu como holocausto.

I Cor 3,15 – Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

  • Objeção protestante: “O livro diz que a Sabedoria salva”.
Um dos argumentos usados normalmente por outras confissões é dizer que a obra ensina que a “sabedoria salva”. Na verdade, o escritor nada mais menciona aquilo que outros livros (aceitos pelos mesmos) já dizem! Vejamos:

Sb 9,18Assim se tornaram direitas às veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos.

Pr 28,26 – O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo. 

CONCLUSÃO

A verdade deve ser registrada, afim de que, muitas pessoas sejam libertadas. É simplesmente inaceitável que uma obra como a da Sabedoria seja recriminada por outras confissões, uma vez que, a ideia literária do livro se faz presente até mesmo em uma profecia da morte de nosso Senhor e Salvador.

Em Jesus Cristo;

Érick Gomes.

FONTES UTILIZADAS

(1) Oração 28.7 (380 d.C)




















Nenhum comentário:

Postar um comentário