segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A VIRTUDE DE AGRADECER



Certo dia, perguntaram-me o porque dos católicos agradecerem a Maria e aos Santos pelas conquistas recebidas através da intercessão. Minhas resposta foi categórica em dizer que, não agradecemos unicamente aos santos de Deus, mas também, todo e qualquer membro do corpo de Cristo que segue os ensinos deixados pelos apóstolo S.Tiago em sua epístola: 

Tg 5,16 - Orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

A oração também é classificada como um ato de caridade e como já vimos em outros artigos, aqueles que morreram na amizade Deus, foram premiados pela Igreja (guiada pelo Espírito Santo) com o título de Santos, sendo que, sua veneração é aprovada pela comunidade católica e isso implica no poderio da intercessão onde o fundamento são os méritos de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

No evangelho de S.João 14,14, Cristo menciona que tudo aquilo que pedirmos em vosso nome, assim ele fará, sendo assim, se rogamos a intercessão de algum santo ou de algum irmão e pela misericórdia do Senhor, esse pedido é atendido, poderia eu agradecer ao intercessor ou devo somente louvar a Deus pela graça?

É claro que o milagre, sempre acontece pelos méritos do Pai, entretanto, para entendermos melhor se podemos ou não agradecer, contarei uma história pessoal.

Há cerca de um ano, mudei de função no trabalho e desde dezembro de 2012, trabalho na liderança da companhia fazendo gestão de pessoas. Durante todo esse tempo, já vi, vivi e ouvi várias histórias, problemas, anseios pessoais e uma série de detalhes que permitem que eu no exercício da minha função, ouça, aprenda e em alguns momentos, até ensine.

Pouco depois da Jornada Mundial da Juventude ter sido encerrada no Brasil, tive a oportunidade de conversar com um colaborar que não gozava dos seus melhores dias. O rapaz estava contente, pois, tinha participado da finalização JMJ no Rio, mas, tinha viajado preocupado, afinal, sua mãe não estava bem. Ao retornar, a surpresa desagradável parecia aterrorizar sua mente: sua mãe havia piorado e necessitaria de uma internação. Enquanto contava um pouco de sua história, perguntei a ele como havia se sentido ao estar na JMJ e se ele tinha fé suficiente para acreditar que sua mãe seria curada pela vontade de Deus. Com os olhos em lágrimas, esse meu amigo disse-me que para Deus, nada é impossível e que sem Ele, não somos nada.

Confirmei essa verdade ouvida e ao fim do desabafo, ele perguntou-me se eu poderia rezar por sua mãe. É claro que aceitei e ainda afirmei, que eu não seria o único a participar dessa comunhão, mas que os santos que contemplam a face de Deus e nossa Senhora também intercederiam por sua mãe que encontrava-se muito debilitada.

Com um leve sorriso ele agradeceu o gesto.

Passada uma semana, encontrei-o novamente a caminho do refeitório e ao perguntar de sua mãe, seu sorriso foi a maior resposta: ela havia melhorado e não necessitaria ser mais internada!

Naquele momento, agradecemos a Jesus por essa dádiva alcançada e com aperto de mão singelo e simples, esse homem agradeceu-me por interceder por sua mãe.

Por um momento, eu pensei se de fato mereceria esse agradecimento, já que, o milagre havia sido feito por Deus, por outro lado, lembrei-me de que eu também sou a Igreja e como membro desse corpo tão sagrado, faço parte do milagre, mesmo que eu não tenha poder para tal. Assim, funciona a intercessão dos santos: agradecemos sua intercessão, sem esquecer que o milagre realizado é por intermédio de Cristo.

Jamais esqueçamos de que agradecer é uma virtude cristã e devemos sempre lembrar-nos disso! 

Paz e bem!

Érick Augusto Gomes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário